quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cálculo I: o bicho papão da Engenharia?

Cálculo I é uma das matérias mais complexas e a que mais assusta os estudantes do curso de engenharia. Ela, muitas das vezes, é considerada a matéria que faz com que os estudantes de engenharia desistam da carreira. Os indicadores apontam que 54% dos alunos que entram em um curso de engenharia, desistem no 1º ou 2º ano. Será que a culpa é do Cálculo I? E nós, devemos encarar o Cálculo I como se fosse o bicho papão da Engenharia?

Não! Definitivamente, não devemos encarar Cálculo I dessa maneira. Ela, assim como todas as matérias que exigem contas, precisa de uma atenção mais do que especial. Eu, que já passei por essa matéria, vou deixar aqui, algumas dicas de como encara-la.

Primeiramente, exercícios, exercícios e exercícios. Quanto mais exercícios vocês fizerem, mais fixarão a matéria. Abordem exercícios de todos os tipos. Não se deixem levar pelo que vocês consideram ser os mais fáceis. Explore os que te intrigam, deixam com medo. Viu um exercício com logarítimo neperiano, seno, cossenos? Ótimo! Faça-os. Essa, para mim, é uma das dicas mais importantes, e a considero obrigatória. Sem exagero!

Outra dica é: participe de grupo de estudos. Reúna os seus amigos e marquem para estudar juntos. Eu acredito, que melhor cinco pessoas resolvendo um exercício do que uma. Estudando em grupo, você pode tirar as suas dúvidas com os seus amigos, e, responder as dúvidas deles. Ambos te ajudam, pois você, sem querer, acaba fixando melhor o que já sabe ou o que acabou de aprender.

Isso pode parecer conversa de professor, mas nunca deixem passar uma dúvida durante a aula. Se não entendeu alguma parte, pergunte ao professor. Caso você seja extremamente tímido, anote a sua pergunta, e no final da aula, vá a mesa do professor e pergunte-o. Não deu tempo? Vá até a sala do professor! Só não pode deixar a dúvida passar ou 'fingir' que já entendeu.

Geralmente, o conteúdo de Cálculo I é: revisão do ensino médio, limite, derivada e integral. Para derivada e integral existem as diretivas. Se você souber bem essas diretivas, já é meio caminho andado, pois facilita bastante.

E lembrem-se, o conteúdo de Cálculo I, sempre vai depender da aula anterior. E claro, já fica o aviso: Cálculo II, III, IV, dependem de Cálculo I. Então, é necessário aprender muito bem Cálculo I.


Por fim, não tem segredo. Acreditem, ela não é a pior matéria do curso de engenharia. Se você se dedicar, você vai ter sucesso.

Para vocês, que estão estudando Cálculo I, ou ainda vão passar por ele, indico os seguintes livros: 'O cálculo com geometria analítica' de Louis Leithold e 'Cálculo' de George B. Thomas.

É isso pessoal. Boa sorte com Cálculo I. E não se esqueçam, no final sempre dá tudo certo!

2 comentários:

  1. Super concordo com o que a Fabi falou!
    E gostaria de que acrescentar que é importante ir às aulas, mesmo que o professor seja horrivel, você vai conseguir saber mais ou menos como é a matéria.
    Não adianta dizer que vai deixar pra estudar em casa, pq nunca vai estudar. Pra aprender precisamos ter uma rotina de estudo.
    Outra dica que quero dar. Se o seu professor for horrível, existe um site ótimo do MIT com vários videos de várias matérias. Foi o que me ajudou (e muito!) com calculo 2. Segue o link: http://ocw.mit.edu/index.htm

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o Leithold muito ruim no texto, principalmente para iniciantes, apesar de abranger toda a disciplina e ter ótimos exercícios, na minha opinião o Stewart é o livro mais completo, tanto para iniciantes como para quem ja tem prática com o Cálculo. Falando em especial a quem está começando, o livro mais simples de entender de cálculo com a leitura mais fácil é o "Cálculo A" da Diva, essa é uma dica importante para quem ta totalmente perdido e quer uma leitura de fácil. Parabens ai pela iniciativa do blog...

    ResponderExcluir